Agronegócio

Sectores informais

Os sectores compreendidos no “Agronegócio” são agrupados em “Sectores Informais”, tais como:

  • Aditivos e Matérias-Primas para a Indústria Alimentar

    As empresas que se enquadram no sector dos “Aditivos e Matérias-Primas para a Indústria Alimentar “ referem-se a empresas que disponibilizem produtos que sejam importantes para a confeção dos produtos alimentares desenvolvidos pela indústria agroalimentar.

  • Consultoria, Formação e Investigação + Desenvolvimento (I&D)

    O sector da “Consultoria, Formação e Investigação + Desenvolvimento” enquadra, como o nome indica, as empresas que se dediquem à prática de Consultoria (geral e não específica) e de formação técnica. Por outro lado, enquadram-se aqui as entidades que se incluem no Sistema Nacional Científico e Tecnológico.

  • Criação de Animais

    Este sector engloba todas as atividades e produtos que estão relacionados com a criação animal, seja ela avícola, pecuária, piscícola, entre outros. As atividades e produtos em questão abrangem as medidas que constituem o processo de reprodução, passando pela criação e culminando no aproveitamento dos recursos que advêm deste sector.

  • Cultivo/Produção Agrícola

    O sector do “Cultivo/Produção Agrícola” abrange todas e quaisquer atividades que possam influenciar o desenvolvimento da atividade do cultivo/produção agrícola. Nesta ótica, compreendem-se então as ações/produtos que permitem um cabal aproveitamento deste tipo de recursos, tais como as sementes, ou então o composto químico utilizado de modo a salvaguardar a produção, entre outros.

  • Embalagem

    O presente sector engloba as empresas que disponibilizam todo e qualquer tipo de embalagem para a agro-indústria (cartão, plástico, rolhas, vidro, entre outros).

  • Engenharia e Processos Industriais

    As empresas incluídas no sector da “Engenharia e Processos Industriais” remetem para empresas que se dediquem ao apoio técnico (ao nível da engenharia de processos internos e, também, ao nível da projeção e/ou manutenção das próprias infraestruturas) das empresas do sector Agroindustrial.

  • Gestão Ambiental

    O sector informal referente à “Gestão Ambiental” remete para empresas que fabriquem ou disponibilizem produtos de higiene e contenção, quer seja ao nível industrial, quer seja ao nível agrícola. Ademais, encontram-se neste sector empresas que se dedicam à limpeza de florestas.

  • Gestão da Qualidade

    O sector da “Gestão da Qualidade” refere-se a empresas que se dediquem à certificação de empresas do sector agroindustrial. Ademais, constata-se a presença de empresas que elaborem análises laboratoriais.

  • Maquinaria e Equipamentos Agrícolas

    Este sector informal aborda todas as empresas que disponibilizam maquinaria e equipamentos que permitem o trabalho agrícola. Para efeitos de agregação, foram contabilizadas as empresas que disponibilizam maquinaria/equipamento de grandes dimensões, tais como as empresas que disponibilizam maquinaria/equipamentos de dimensões mais reduzidas, sendo ambas extremamente importantes para o desenvolvimento sustentável do sector.

  • Maquinaria e Equipamentos Industriais

    Tal como o anterior, este sector informal agrupa todas as empresas que disponibilizam maquinaria e equipamentos que sejam importantes para o funcionamento das estruturas industriais do segmento agro-industrial.

  • Moagem/Nutrição Animal

    O sector informal da Moagem/Nutrição Animal incorpora as entidades que se dedicam à moagem de produtos agrícolas (tais como o milho e o trigo, por exemplo), sendo que, devido à existência de um número elevado de empresas deste segmento que incorpora também a vertente da produção alimentar direcionada para os animais. Como tal, as empresas aqui incluídas são empresas que, tal como o nome indica, se dedicam à moagem de produtos agrícolas e/ou trabalham ao nível da fabricação de alimentos para animais.

  • Sector das Águas

    O sector informal denominado de “Sector das Águas” incorpora todos os serviços e produtos que se focam no tratamento e consequentemente disponibilização de águas, para consumo humano e/ou animal. Consequentemente, apenas são contempladas as empresas que trabalham na componente da perfuração, além da disponibilização de produtos químicos para o tratamento deste recurso valioso.

  • Silvicultura

    O sector da “Silvicultura” debruça-se sobre as empresas que se dedicam ao trabalho das áreas florestais, englobando aqui as empresas de consultadoria específica e de desenvolvimento de projetos, no sector da silvicultura.

  • Transportes, distribuição e logística

    Este sector informal contempla as empresas que se debruçam sobre o transporte, a distribuição e/ou a logística associada à disponibilização dos produtos agro-industriais. Como tal, é importante ter em conta as empresas de transporte terrestre, marítimo e/ou aéreo, além de todas as entidades que prestam serviços alfandegários, na medida em que essas empresas são essenciais para uma indústria que cada vez mais se apresenta como sendo global.

Agenda

CONGRESSO
INTERNACIONAL
TECNOLOGIAS E SERVIÇOS PARA O AGRONEGÓCIO

Saiba mais »
CONGRESSO
INTERNACIONAL
TECNOLOGIAS E SERVIÇOS PARA O AGRONEGÓCIO

Saiba mais »

Contacte-nos